Petição contra aprovação do OOXML da Microsoft

Não odeio a Microsoft. Considero vário produtos Microsoft muito bons. É sério. Quem já trabalhou com TI sabe como é fácil implementar a tecnologia Windows. No entanto, considero vergonhosa a estratégia da Microsoft para manter seu monopólio na área de softwares de escritório.

Explico. Para trabalhar em qualquer atividade, é necessário seguir os padrões do mercado. Os arquivos que trocamos com nossos clientes e fornecedores seguem esses padrões. Se a Microsoft é o padrão, compramos produtos Microsoft. Até aí, tudo bem. O problema é que, sempre que alguém consegue criar produtos compatíveis com o padrão Microsoft, a Microsoft muda o padrão. E é isso que está acontecendo mais uma vez.

Felizmente, estamos em um momento em que há uma boa possibilidade de escolha de suítes de escritório. O Google, com seu Google Docs, tenta viabilizar softwares de escritório online. A IBM acaba de lançar a Lotus Symphony, uma suíte gratúita. E para quem já era fã do projeto OpenOffice, a versão brasileira do produto tem funcionado muito bem. Pois é, todo mundo está conseguindo fazer arquivos no padrão Microsoft. Então…

A Microsoft esta buscando junto a ISO (Organização Internacional para Padronização) a validação de seu formato de arquivos OOXML (Office Open XML). Você pode se perguntar: “Poxa, que legal, a Microsoft está fazendo um formato aberto. Por que a aprovação desse padrão seria ruim?”. A resposta é a seguinte: formatos aberto e bons já existem! Se aprovado o formato da Microsoft, todos os concorrentes terão de investir novamente em compatibilização com uma tecnologia que só a Microsoft tem no momento. Muitas pessoas terão de gastar novamente com os novos Word, Excel e PowerPoint, pelo menos até o momento em que os concorrentes conseguirem implementar o OOXML e a Microsoft resolver implementar um novo padrão e começar tudo novamente…

Dêem uma olhada na petição online contra a aprovação do OOXML. Eu já assinei.

E aproveitem para conferir o BROffice. Antigamente, quem não tinha o Word, não trabalhava com legendagem. O módulo Writer do BROffice funciona muito bem, inclusive o recurso de correção ortográfica. Não é tão fácil converter arquivos com ele quanto com o Word, mas dá para fazer numa boa. Para quem não está a fim de gastar com o MSOffice, é uma ótima alternativa.

Written by legendar on October 3rd, 2007 with no comments.
Read more articles on Artigos e Notícias.

Related articles

No comments

There are still no comments on this article.

Leave your comment...

If you want to leave your comment on this article, simply fill out the next form:

You have to be identified to write a comment.